Reflexiones conceptuales: Método comparativo, Investigación Comparativa en Educación, ¿Educación o Pedagogía Comparada?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.35815

Resumo

Introdução. Todo o momento de abordar o conceito de educação de ciência estudada na área de educação vem a observar ambigüedades e época de esclarecimento sobre o conceito e o método propio de este tipo de investigações. Esto nosllevó a un problema epistémico: Pedago Inclusivegía Comparada, Investigación Comparativa en Educación, andstudios en educación, pedagogía del extranjero, método comparado, metodología comparativa,educación extranjera e comparativismo pedagógico. Objetivo e metodologia. O objetivo é definir cada um dos conceitos expressos a partir de uma análise descritiva e comparação sobre a literatura disponível para reconhecimento de seus possíveis empleos educativos dentro das investigações orientadas para o ámbito pedagógico e/ou pedagógico. Resultados e discussão. Os resultados indicam que não há rigidez ou clareza no desenvolvimento de investigações do uso do método de comparação na área de educação, como é mismo, a Investigação Comparativa em Educação pode ser uma antesala do termo Educação Comparada ou bem ser dos conceitos distintos. Conclusões. Algumas das conclusões são: o melhor termo a ser usado é comparativismo pedagógico como definição de um método propio, que em todo caso sigue as pautas de G.Z.F. Beredy (1964). O termo Pedagogia Comparada, deve ser o mais aceito pela comunidade científica, não obstante, o termo mais difundido para o nosso mundo contemporâneo é o de Educação Comparada, o qual se encuentra no Tesauro da UNESCO. Pedagogia do Extranjero é um termo que se encontra em desuso no espanhol e só aparece como parte das propostas na revisão historiográfica do símbolo XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Karla Karina Ruiz Mendoza, UABC

investigadora doctoral en el Instituto de Investigación y Desarrollo Educativo de la Universidad Autónoma de Baja California en México. Ha participado en proyectos de evaluación e investigación educativa, así como del área de tecnología en dicha universidad. Su interés se centra en la interdisciplina que desenvoquen en el área de eduación, uniendo áreas como historia, literatura, matemáticas, ciencia de datos y usos de la tecnología. Actualmente trabaja en su tesis sobre validez en un examen de ingreso a la universidad. Datos de contacto: ruiz.karla32@uabc.edu.mx : https://orcid.org/0000-0001-8978-8364

Referências

Añorga, J.; Valcárcel, N. & de Toro, A. (2006). La Educación Comparada, método esencial de la educación avanzada. Verona, 43, 14-16. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360635563004.pdf

Anderson, L., & Krathwohl, D. (Ed.) (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing. Pearson Education.

Bereday, G. (1964). Comparative Method in Education. Holt, Rinehart and Winston Inc.

Brindhamani, M. & Marisamy, K. (2016). Comparative Education. Laxmi Book Publication: United States.

Bukhari, H. (2011). Whay is a comparative study? SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.1962328

Colom, A. J. (1979). La pedagogía comparada y el enfoque sistémico de la educación. Mayurga, 19 (3), 41-50.

Cohen, N. & Gómez, G. (2017). Metodología de la investigación, ¿para qué? Teseo, Red Latinoamericana, Clacso.

Cohen, L.; Manion, L. & Morrison, K. (2007). Research Methods in education. Routledge.

Cresswell, J. (2009). Research design, Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approach. SAGE.

Freiberger O. (2018). Elements of a Comparative Methodology in the Study of Religion. Religions, 9(2):38. https://doi.org/10.3390/rel9020038

Gutiérrez Sáenz, R. (2019). Lógica formal. Esfinge.

Hernández Sampieri, R. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill.

Hobsbawm, E. (2012). Historia del siglo XX. Historia del Mundo Contemporáneo. Crítica.

Kerlinger, F. & Lee, H. (2001). Investigación del comportamiento. McGraw-Hill.

Kottak, C. (2002). Antropología cultural. McGraw-Hill.

Liendo, N. & Ortega, Bibiana (2018). Política comparada en Estudios y tendencias de la política y las relaciones internacionales. En Sánchez, F. & Liendo, N., Estudios y Tendencias de las políticas y las relaciones internacionales, (pp. 115-148). Universidad Sergio Arboleda.

Maier, C. (1992-93). La Historia Comparada. Studia Historica Contemporánea, 11, 11-32. https://core.ac.uk/download/pdf/9504542.pdf

Neiman, G., & Quaranta, G. (2006). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En Vasilachis, I. (coord.), Estrategias de investigación cualitativa, (pp. 175-212). Gedisa.

Mancera, A. (2008). Consideraciones durante el proceso comparativo. Boletín mexicano de derecho comparado, 41(121), 213-243.

Martínez, F. (2019). El nuevo oficio del investigador educativo. Una introducción metodológica. Universidad Autónoma de Aguascalientes.

Milošević, D., & Maksimović, J. (2020). Methodology of Comparative Research in Education: Role and Significance. International Journal of Cognitive Research in Science, Engineering and Education (IJCRSEE), 8(3), 155-162.

Moss, P. & Haertel, E. (2015). Engaging methodological pluralism. En Gitomer, D., & Bell, C. (Eds), Handbook of Research on Teaching, (pp. 127-147). American Educational Research Association.

Nohlen, D. (2013). Ciencia política comparada: El enfoque histórico-empírico. Editorial Universidad de Granada.

Pickvance, C. (2001). The four varieties of comparative analysis: the case of environmental regulation. Journal of Housing and the Built Environment, 16, 7-28. http://www.jstor.org/stable/41107161

Piovani, J. & Krawczyk, N. (2017). Los Estudios Comparativos: algunas notas históricas, epistemológicas y metodológicas. Educação & Realidade, 40 (3), 821-840. https://doi.org/10.1590/2175-623667609

Quintana, J. (1983). Epistemología de la pedagogía comparada. Educar, 3, 25-59. https://doi.org/10.5565/rev/educar.551

RAE (2023). Significado del concepto comparación. [Página web]. https://www.rae.es/dpd/comparar

(2023). Significado del concepto estudio. [Página web]. https://www.rae.es/dpd/comparar

(2023). Significado del concepto investigación. [Página web]. https://www.rae.es/dpd/comparar

Ragin, C. & Amoroso, L. (2011). Constructing Social Research. SAGE Publications.

Smith, Jonathan Z. (2004). Relating Religion: Essays in the Study of Religion. Chicago.

UNESCO (2022). Tesauro de la UNESCO. [Página web]. https://vocabularies.unesco.org/

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Ruiz Mendoza, K. K. (2023). Reflexiones conceptuales: Método comparativo, Investigación Comparativa en Educación, ¿Educación o Pedagogía Comparada?. Revista Española de Educación Comparada, (44), 417–436. https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.35815