Eles querem autorizar a homossexualidade!

(Hetero)Sex(ual) Educação e Gênero em Disputa Argentina 1991-1997

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5944/hme.18.2023.35658

Palavras-chave:

sex education, cis-heteronormative system, gender perspective in educational field, feminism, religious agents

Resumo

Como em outros momentos da história recente da educação na Argentina, a educação sexual gerou fortes e tensos conflitos entre forças modernizadoras e conservadoras. Neste artigo interessa-nos concentrar-nos no estudo das tensões entre essas duas forças, com foco nas disputas em torno da inclusão da sexualidade e da perspectiva de gênero na formação de professores e no currículo nacional durante a década de 1990. Para isso, exploramos posições, iniciativas e conflitos ocorridos na órbita do Ministério da Cultura e Educação (MCyE). Abordamos primeiro a formação de uma comissão criada em 1991 para a redação de materiais sobre AIDS e «educação sexual», composta por «especialistas» religiosos com reconhecimento no campo da educação sexual. Em segundo lugar, focamos na inclusão de perspectivas de gênero, impulsionadas pelo Programa de Igualdade de Oportunidades para Mulheres (PRIOM, 1991-1995). Numa terceira secção, centramo-nos no contexto da reforma curricular (1994-1997), em que o PRIOM incluiu a palavra «género» nas versões iniciais dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para o Ensino Básico Geral (EGB) e do Níveis polimodais. Posteriormente, reconstruímos as críticas dos agentes católicos às versões iniciais da mudança curricular. Por fim, analisamos as versões finais dos textos curriculares para indicar a hegemonia dos discursos conservadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bonder, Gloria. “Programa Nacional de Promoción de la Igualdad de Oportunidades para la Mujer en el Área Educativa”, in Educando a mujeres y varones del siglo XXI. Nuevas perspectivas para la formación docente, edited by Gloria Bonder and Graciela Morgade, 21-51. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación, 1993.

Butler, Judith. Los cuerpos que importan. Sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2008.

Eiros, Nélida. “Las iglesias y los contenidos escolares”. Práxis Educativa 2, no. 1 (2007): 75-84.

Esquivel, Juan Cruz. “Narrativas religiosas y políticas en la disputa por la educación sexual en Argentina”. Cultura y religión 7, no. 1 (2013): 140-163. https://www.revistaculturayreligion.cl/index.php/revistaculturayreligion/article/view/371

Esquivel, Juan Cruz. Cuestión de educación (sexual): pujas y negociaciones político-religiosas en la Argentina democrática. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2013.

Fabbri, Enrique “Amor y Educación de la sexualidad”. In Educación de la sexualidad, compiled by Ministerio de Cultura y Educación. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación, 1992.

Fabbri, Enrique. Amor, familia, sexualidad. Buenos Aires: Latinoamericana Libros, 1985.

Fabbri, Enrique. Pastoral de la realidad sexual. Buenos Aires: CIAS, 1979.

Martín, Orlando and Encarnación Madrid. “Educación de la sexualidad: consideraciones metodológicas”. In Educación de la sexualidad, compiled by Ministerio de Cultura y Educación, 57-72. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación, 1992.

Parrilla, Luis. “Sexualidad Humana y nuestro tiempo”. In Educación de la sexualidad, compiled by Ministerio de Cultura y Educación, 13-22. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación, 1992.

Puiggrós, Adriana. ¿Qué pasó en la educación argentina?. Buenos Aires: Kapeluz, 1996.

Puiggrós, Adriana. Luchas por una democracia educativa (1995-2018). Buenos Aires: Galerna, 2019.

Salessi, Jorge. Médicos maleantes y maricas. Higiene, criminología y homosexualidad en la construcción de la nación Argentina. (Buenos Aires: 1871-1914). Rosario: Biblioteca Estudios Culturales, 1995.

Salonia, Antonio. “Respuesta educativa necesaria e impostergable”. In Educación de la sexualidad, compiled by Ministerio de Cultura y Educación, 9-12. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación, 1992.

Scharagrodsky, Pablo and Santiago Zemaitis. “De vicios y extrañas perversiones durante la adolescencia. Sexualidades, sexos y relaciones de género en la paidología de Víctor Mercante (Argentina, principios del siglo XX)”. In Discursos, prácticas e instituciones educativas, compiled by Ricardo Baquero, Pablo Scharagrodsky and Silvia Porro, 105-132. Buenos Aires: Prometeo, 2020.

Sedgwick, Eve. Epistemología del armario. Barcelona: Ediciones de La Tempestad, 1998.

Southwell, Myriam. “Postdictadura y política educativa: una relocalización de viejos imaginarios en pugna”. Políticas públicas 1 (2007): 54-71.

Tin, Louis-Georges. La invención de la cultural heterosexual. Buenos Aires: El Cuenco del Plata, 2012.

Torres, Germán. “Estado, sexualidad y género en la propuesta católica para la educación sexual”. Kimün. Revista Interdisciplinaria de Formación Docente 6 (2018): 134-161.

Torres, Germán. “Una lectura de las relaciones entre Iglesia católica, Estado y educación en 30 años de democracia”. Propuesta Educativa 23, no. 42 (2014): 77-85. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S199577852014000200009&script=sci_abstract&tlng=en

Torres, Germán. Educación pública, Estado e Iglesia en la Argentina democrática (1984-2013). Bernal: Ediciones UNQ, 2019.

Universidad Católica de La Plata. In Análisis de los Contenidos Básicos Comunes para la Educación Polimodal, edited by Universidad Católica de La Plata. La Plata: Universidad Católica de La Plata, 1996.

Universidad Católica de La Plata. In Informe de los Contenidos Básicos Comunes de la Educación Argentina, edited by Universidad Católica de la Plata. La Plata: Facultad de Ciencias de la Educación, 1995.

Zemaitis, Santiago. “¿Y antes de la ESI qué...? Moral, biologicismo y sanitarismo en las tradiciones de la educación sexual en la Argentina del siglo XX”. In Ensamblajes de género, sexualidad(es) y educación. Intervenciones críticas entre el activismo y la academia, compiled by Gisella Giamberardino and Matías Álvarez, 27-46. Tandil: Editorial UNICEN, 2021.

Zemaitis, Santiago. “Historia de la educación sexual en la Argentina contemporánea. Discursos, agentes y experiencias en torno a un significante en disputa (1960-1997)”. PhD. diss., Universidad Nacional de La Plata, 2021.

Zemaitis, Santiago; Carolina Ojeda and Myriam Southwell. “Democracia, sensibilidades y educación sexual en la Argentina: derivas de la clandestinidad (1984-1989)”. In Educação Clandestina: dimensões conceituais e novas interlocuções. edited by Éder Silveira Almeida, Diego Orgel dal Bosco and Marcos Vilella, 143-182. Curitiba: EDIPUC, 2021.

Ziegler, Sandra. “Los docentes y la política curricular en los años 90”. Cuadernos de Pesquisa 38, no.134 (2008): 393-411.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Zemaitis, S. (2023). Eles querem autorizar a homossexualidade! (Hetero)Sex(ual) Educação e Gênero em Disputa Argentina 1991-1997. Historia y Memoria de la Educación, (18), 217–250. https://doi.org/10.5944/hme.18.2023.35658

Edição

Secção

Special Issue