Evaluación de la competencia digital docente. Un análisis que integra las perspectivas descriptiva, inferencial y multivariada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5944/ried.27.2.39122

Palavras-chave:

Literacia digital, tecnologías digitais, formação de professores, ensino, TIC, educação

Resumo

Atualmente, a formação abrangente dos educadores é essencial para integrar eficazmente a tecnologia no currículo e orientar os alunos no seu processo de aprendizagem. A Competência Digital no Ensino (CDD) é fundamental no ensino universitário, contribuindo para o crescimento profissional e a literacia digital dos estudantes. Este estudo, realizado na Universidad Nacional de Chimborazo (Unach), Equador, utiliza o quadro concetual COMDID A para analisar a Competência Digital (CDD) dos seus professores. A metodologia é descritivo-correlacional com um desenho transversal não experimental. A amostra, selecionada de forma probabilística no segundo período letivo de 2022, foi submetida a testes de fiabilidade e validade. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) indicam um ajuste adequado, identificando quatro fatores que explicam 65% da variabilidade e estão relacionados com as dimensões do modelo adotado. Embora apenas 39% ultrapassem o nível médio de CDD, foram encontradas relações significativas entre as dimensões, destacando a importância do corpo docente e da carreira. A correlação com o grau de doutoramento sugere que níveis mais elevados de educação influenciam o desenvolvimento de CDD avançado. Não foram observadas correlações significativas com a área de conhecimento e o tempo de dedicação. O modelo linear mostra diferenças significativas, indicando que os docentes ocasionais são considerados mais competentes do que os docentes efectivos na maioria dos cursos de licenciatura. Estes resultados evidenciam a necessidade de apostar no desenvolvimento de competências para melhorar o domínio das Tecnologias Digitais (TD) e das CD no corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Andrés Santiago Cisneros-Barahona, Universidad Nacional de Chimborazo, UNACH (Ecuador), Universitat Rovira i Virgili, URV (España)

Profesor Agregado de la Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de Chimborazo (Unach). Es Director de Evaluación para el Aseguramiento de la Calidad Institucional de la Unach desde el año 2018. Como investigador, ha trabajado en el campo de la tecnología educativa, las redes de datos, las telecomunicaciones y la minería de datos educacional. Para una información más detallada de las publicaciones ver: https://www.researchgate.net/profile/Andres-Cisneros

Luis Marqués-Molías, Universitat Rovira i Virgili, URV (España)

Profesor Agregado del Departamento de Pedagogía de la Universidad Rovira i Virgili (URV). Ha sido Decano de la Facultad de Ciencias de la Educación y Psicología (2014-2022) Como investigador, ha trabajado en el campo de la tecnología educativa y su relación con la educación física. Para una información más detallada de las publicaciones ver: https://www.researchgate.net/profile/Luis-Marques-Molias

Gonzalo Nicolay Samaniego-Erazo, Universidad Nacional de Chimborazo, UNACH (Ecuador)

Profesor Agregado de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de Chimborazo (Unach). Es Rector de la Unach desde el año 2016. Como investigador, ha trabajado en el campo de la tecnología educativa, las redes de datos, las telecomunicaciones y la minería de datos educacional. Para una información más detallada de las publicaciones ver: https://www.researchgate.net/profile/Gonzalo-Nicolay-Samaniego-Erazo

Catalina Mercedes Mejía-Granizo, Banco Guayaquil (Ecuador)

Profesora de Posgrado de la Universidad Nacional de Chimborazo (Unach). Es Jefe de la Sucursal Riobamba del Banco de Guayaquil, desde el año 2010. Como investigadora, ha trabajado en el campo de la tecnología educativa y la administración y negocios. Para una información más detallada de las publicaciones ver: https://www.researchgate.net/scientific-contributions/Catalina-Mejia-Granizo-2256881420

Referências

Almås, A. G., & Krumsvik, R. (2008). Digitally literate teachers in leading edge schools in Norway. Journal of In-Service Education, 33(4), 479-497. https://doi.org/10.1080/13674580701687864

Amhag, L., Hellström, L., & Stigmar, M. (2019). Teacher Educators’ Use of Digital Tools and Needs for Digital Competence in Higher Education. Journal of Digital Learning in Teacher Education, 35(4), 203-220. https://doi.org/10.1080/21532974.2019.1646169

Arango, D. A. G., Fernández, J. E. V., Rojas, Ó. A. C., Gutiérrez, C. A. E., Villa, C. F. H., & Grisales, M. A. B. (2020). Competencia digital en docentes universitarios: evaluación de relación entre actitud, formación & alfabetización en el uso de TIC en entornos educativos. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E29, 538-552. https://bit.ly/3N94Aui

Aviram, A., & Eshet-Alkalai, Y. (2006). Towards a theory of digital literacy: three scenarios for the next steps. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 9(1), 1-16. https://bit.ly/3t2P9wI

Ayale-Pérez, T., & Joo-Nagata, J. (2019). The digital culture of students of pedagogy specialising in the humanities in Santiago de Chile. Computers and Education, 133(January), 1-12. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.01.002

Badii, M. H., Castillo, J., & Guillen, A. (2008). Tamaño óptimo de la muestra (Optimum sample size). Innovaciones de Negocios, 5(1), 53-65. https://bit.ly/3SRUH66

Basantes-Andrade, A., Cabezas-González, M., & Casillas-Martín, S. (2020). Digital Competences Relationship between Gender and Generation of University Professors. International Journal on Advanced Science, Engineering and Information Technology, 10(1), 205. https://doi.org/10.18517/ijaseit.10.1.10806

Bérubé, B., & Poellhuber, B. (2005). Un référentiel de compétences technopédagogiques. https://bit.ly/3SnvP6i

Biel, L. A., & Ramos, E. Á. (2019). Digital teaching competence of the university professor 3.0. Caracteres, 8(2), 205-236. https://bit.ly/3arv0aB

Bisquerra, R. (1989). Métodos de investigación educativa: Guía práctica. 55-69. https://bit.ly/46EsFzO

Bond, M., Marín, V. I., Dolch, C., Bedenlier, S., & Zawacki-Richter, O. (2018). Digital transformation in German higher education: student and teacher perceptions and usage of digital media. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 15(1), 48. https://doi.org/10.1186/s41239-018-0130-1

Buckingham, D. (2007). Digital Media Literacies: Rethinking Media Education in the Age of the Internet. Research in Comparative and International Education, 2(1), 43-55. https://doi.org/10.2304/rcie.2007.2.1.43

Buckingham, D. (2015). Defining digital literacy - What do young people need to know about digital media? Nordic Journal of Digital Literacy, 10(Jubileumsnummer), 21-35. https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2015-Jubileumsnummer-03

Cabero-Almenara, J., Barroso-Osuna, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2021). Digital competences of educators in Health Sciences: Their relationship with some variables | Estudio de la competencia digital docente en Ciencias de la Salud. Su relación con algunas variables. Educacion Medica, 22(2), 94-98. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2020.11.014

Cabero-Almenara, J., Romero-Tena, R., Barroso-Osuna, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2020). Marcos de Competencias Digitales Docentes & su adecuación al profesorado universitario & no universitario. Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE), 4(2), 137-158. https://doi.org/10.32541/recie.2020.v4i2.pp137-158

Cabrera, E. (2009). El coeficiente de correlación de los rangos de Spearman. Caracterización. Rev haban cienc méd La Habana, VIII(2). https://bit.ly/3wlPXOy

Cateriano-Chávez, T. J., Rodríguez-Rios, M. L., Patiño-Abrego, E. L., Araujo-Castillo, R. L., & Villalba-Condori, K. O. (2021). Digital skills, methodology and evaluation in teacher trainers | Competencias digitales, metodología & evaluación en formadores de docentes. Campus Virtuales, 10(1), 153-162. https://bit.ly/3FCCP97

CDEST. (2002). Raising the Standards A Proposal for the Development of an ICT Competency Framework for Teachers. https://bit.ly/3HU2r2J

Churches, A. (2007). Taxonomía de Bloom para la era digital. https://bit.ly/3Uz8roT

Cisneros Barahona, A. S., Marqués Molías, L., Samaniego Erazo, N., & Mejía-Granizo, C. M. (2023). La Competencia Digital Docente. Diseño & validación de una propuesta formativa. Pixel-Bit, Revista de Medios & Educación, 68, 7-41. https://doi.org/10.12795/pixelbit.100524

Cisneros-Barahona, A., Marqués Molías, L., Samaniego Erazo, G., Uvidia-Fassler, M. I., & de la Cruz-Fernández, G. (2023). Bibliometric Mapping of Scientific Literature Located in Scopus on Teaching Digital Competence in Higher Education. In O. S. and R. M. R. and D. C. A. and L.-E. W. Botto-Tobar Miguel and Gómez (Ed.), Trends in Artificial Intelligence and Computer Engineering (pp. 167-180). Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-031-25942-5_14

Cisneros-Barahona, A., Marqués Molías, L., Samaniego Erazo, G., Uvidia-Fassler, M. I., De la Cruz-Fernández, G., & Castro-Ortiz, W. (2023). Teaching Digital Competences in University Professors: A Meta-analysis and Systematic Literature Review in Web of Science. In M. Botto-Tobar, O. S. Gómez, R. R. Miranda, A. Díaz Cadena & W. Luna-Encalada (Eds.), Applied Technologies (pp. 61-74). Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-031-24985-3_5

Cisneros-Barahona, A., Marqués Molías, L., Samaniego-Erazo, N., Uvidia-Fassler, M. I., Castro-Ortiz, W., & Villa-Yánez, H. (2023, febrero 8). Digital competence, faculty and higher education: Bibliometrics from the Web of Science. Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades, 16(5). https://doi.org/10.37467/revhuman.v12.4680

Cisneros-Barahona, A., Marqués-Molías, L., Samaniego-Erazo, G., Gisbert-Cervera, M., Mejía-Granizo, C. M., Cejas, M., Mendoza-Trujillo, B., & de la Cruz-Fernández, G. (2024). Conceptualization and Frames of Reference of the Teaching Digital Competence. An Approach from Higher Education. In A. K. Nagar, D. S. Jat, D. Mishra & A. Joshi (Eds.), Intelligent Sustainable Systems (pp. 11-20). Springer Nature Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-99-8031-4_2

Cisneros-Barahona, A., Marqués-Molías, L., Samaniego-Erazo, G., Uvidia-Fassler, M., De la Cruz-Fernández, G., & Castro-Ortiz, W. (2022). Teaching Digital Competence in Higher Education. A Comprehensive Scientific Mapping Analysis with Rstudio. Communications in Computer and Information Science, 14-31. https://doi.org/10.1007/978-3-031-18347-8_2

Cisneros-Barahona, A., Marqués-Molías, L., Samaniego-Erazo, N., Uvidia-Fassler, M., Castro-Ortiz, W., & Rosas-Chávez, P. (2022, diciembre 27). Digital competence of university teachers. An overview of the state of the art. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades, 11(Monográfico), 1-25. https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.4355

Cisneros-Barahona, A. S., Marqués-Molías, L., Samaniego-Erazo, N., Mejía-Granizo, C., & De la Cruz-Fernández, G. (2023). Multivariate data analysis: Validation of an instrument for the evaluation of teaching digital competence. F1000Research, 12, 866. https://doi.org/10.12688/f1000research.135194.2

Cisneros-Barahona, A., Uvidia-Fassler, M., Samaniego-Erazo, G., Dumancela-Nina, G., & Casignia-Vásconez, B. (2021). Complementary Admission Processes Implemented by Ecuadorian Public Universities Promote Equal Opportunities in Access: An Analysis Through Knowledge Discovery in Databases. Advances in Intelligent Systems and Computing, 1273 AISC, 208-222. https://doi.org/10.1007/978-3-030-59194-6_18

Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences (New York University). Department of Psychology. https://bit.ly/3SiXlU0

Cohen, J. (1992). A power primer. Psychological bulletin, 112(1), 155-159. https://doi.org/10.1037//0033-2909.112.1.155

Council of the European Union. (2018). Recomendación del Consejo, relativa a las competencias clave para el aprendizaje permanente. In Diario Oficial de la Unión Europea, C189/1(2). https://bit.ly/3T5Ojdk

Creswell, J. (2011). Educational Research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson. https://bit.ly/3EwIDk2

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16(3). Springer-Verlag. https://doi.org/10.1007/BF02310555

Cuadrado, A. M. M., Sánchez, L. P., & Torre, M. J. de la. (2020). Teachers digital competences in Digcomp-based university environments. Educar em Revista, 36, 1-21. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75866

Departament d’Ensenyament. Generalitat Catalunya. (2016). Resolución ENS/1356/2016. Per la qual es dóna publicitat a la definició de la competència digital docent. https://bit.ly/3uCHl5x

Departament d’Ensenyament. Generalitat Catalunya. (2018). Competència digital docent del professorat de Catalunya. https://bit.ly/3R68UeS

Domingo-Coscollola, M., Bosco, A., Segovia, S. C., & Valero, J. A. S. (2020). Fostering teacher’s digital competence at university: The perception of students and teachers. Revista de Investigacion Educativa, 38(1), 167-182. https://doi.org/10.6018/rie.340551

Erdfelder, E., Faul, F., & Buchner, A. (1996). GPOWER: A general power analysis program. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, 28(1), 1-11. https://doi.org/10.3758/BF03203630

Eshet-Alkalai, Y. (2009). Real-Time Thinking in the Digital Era. In D. B. A. Khosrow-Pour (Ed.), Encyclopedia of Information Science and Technology, Second Edition (The Open U, pp. 3219-3223). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-60566-026-4.ch514

Esteve-Mon, F. M., Cela-Ranilla, J. M., & Gisbert-Cervera, M. (2016). ETeach3D: Designing a 3D Virtual Environment for Evaluating the Digital Competence of Preservice Teachers. Journal of Educational Computing Research, 54(6), 816-839. https://doi.org/10.1177/0735633116637191

Faul, F., Erdfelder, E., Lang, A.-G., & Buchner, A. (2007). G*Power 3: A flexible statistical power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior Research Methods, 39(2), 175-191. https://doi.org/10.3758/BF03193146

Fernández Sánchez, M. R., Sánchez-Oro Sánchez, M., & Robina Ramírez, R. (2016). La evaluación de la competencia digital en la docencia universitaria: el caso de los grados de empresariales y económicas. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 7(2), 332. https://doi.org/10.21501/22161201.1726

Ferrari, A., Punie, Y., & Brečko, B. (2013). DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe. https://doi.org/10.2788/52966

Fraser, J., Atkins, L., & Hall, R. (2013). DigiLit Leicester. Supporting Teachers, Promoting Digital Literacy, Transforming Learning. Leicester City Council, June, 44. https://bit.ly/3Gpvf2a

Gallardo Echenique, E., Marqués Molías, L., & Gisbert Cervera, M. (2011). Importancia de las competencias TIC en el marco del PRONAFCAP. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 36(36), a167. https://doi.org/10.21556/edutec.2011.36.403

Gallardo Echenique, E. (2013). Competencia digital: revisión integradora de la literatura. Revista de ciencias de la educación Academicus, 1(3), 56-62. https://bit.ly/3t7fp9c

Gallego-Arrufat, M. J., Torres-Hernández, N., & Pessoa, T. (2019). Competence of future teachers in the digital security area. Comunicar, 27(61), 53-62. https://doi.org/10.3916/C61-2019-05

García-Peñalvo, F. J., Corell, A., Abella-García, V., & Grande, M. (2020). Online assessment in higher education in the time of COVID-19. Education in the Knowledge Society, 21, 26. https://doi.org/10.14201/eks.23086

Garibaldi, L., Oddi, F., Aristimuño, F., & Behnisch, A. (2019). Modelos estadísticos en lenguaje R. https://bit.ly/3t0qTLR

Garita-González, G., Gutierrez-Durán, J.-E., & Godoy-Sandoval, V. (2019). Percepción docente sobre las competencias digitales & la mediación pedagógica aplicadas en la elaboración de materiales didácticos de la Cátedra de Administración de la Universidad Estatal a Distancia (UNED). Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior, 10(1), 125-159. https://doi.org/10.22458/caes.v10i1.2181

Generalitat de Catalunya. (2015). Competències bàsiques de l’àmbit digital. https://bit.ly/3w4OVq5

Gisbert Cervera, M., & Esteve Mon, F. (2011). Digital Leaners: la competencia digital de los estudiantes universitarios. La cuestión universitaria, 7(May), 48-59. https://bit.ly/45XaJke

González, M. J. M., Rivoir, A., Lázaro-Cantabrana, J. L., & Gisbert-Cervera, M. (2020). ¿Cuánto importa la competencia digital docente? Análisis de los programas de formación inicial docente en Uruguay. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, 6(2), 128-240. https://doi.org/10.24310/innoeduca.2020.v6i2.5601

Guillén-Gámez, F., Mayorga-Fernández, M., & Contreras-Rosado, J. (2021). Incidence of gender in the digital competence of higher education teachers in research work: Analysis with descriptive and comparative methods. Education Sciences, 11(3), 1-14. https://doi.org/10.3390/educsci11030098

Gutiérrez, I. (2011). Competencias del profesorado universitario en relación al uso de tecnologías de la información & comunicación: análisis de la situación en España & propuesta de un modelo de formación. In [Tesis Doctoral] Universitat Rovira I Virgili. Departamento de Pedagogía. https://bit.ly/3GnMZuJ

Gutiérrez-Castillo, J. J., Cabero-Almenara, J., & Estrada-Vidal, L. I. (2017). Design and validation of an instrument for evaluation of digital competence of University student. Espacios, 38(10), 16. https://bit.ly/3P0pmex

Hair JR, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2022). Multivariate Data Analysis (Cengage Learning). https://bit.ly/3sLFHxj

Hernández Suárez, C. A., Ayala García, E. T., & Gamboa Suárez, A. A. (2016). Modelo de competencias TIC para docentes: Una propuesta para la construcción de contextos educativos innovadores & la consolidación de aprendizajes en educación superior. Katharsis, 22, 221. https://doi.org/10.25057/25005731.821

Huertas Abril, C. A. (2018). Creación de vídeos en animación 3D mediante aprendizaje cooperativo en el aula de inglés: innovación docente para la formación de profesorado de Educación Primaria. El Guiniguada. Revista de investigaciones & experiencias en Ciencias de la Educación, 27, 14-21. https://doi.org/10.20420/ElGuiniguada.2018.202

INTEF. (2013). Marco Común de Competencia Digital Docente. Borrador con propuesta de descriptores V 1.0. https://bit.ly/47EeWKK

INTEF. (2017). Marco Común de Competencia Digital Docente. https://bit.ly/3Pg61pi

INTEF. (2020). Marco Europeo para la Competencia Digital de los Educadores. https://doi.org/10.2760/159770

INTEF. (2022). Marco de referencia de la Competencia Digital Docente. https://bit.ly/4a3mmJo

ISTE. (2000). National Educational Technology Standards for Teachers (NETS·T). https://bit.ly/48tOH9F

ISTE. (2008). NETS for Teachers: National Educational Technology Standards for Teachers. https://bit.ly/3uJ0BOQ

ISTE. (2017). Standars for educators. https://bit.ly/49Z7z22

Jones-Kavalier, B., & Flannigan, S. (2006). Connecting the Digital Dots: Literacy of the 21st Century. EDUCAUSE Quarterly, 29(2), 8-10. https://bit.ly/3R1lg87

Juárez Arall, J., & Marqués Molías, L. (2019). Aspectos de la competencia digital para la empleabilidad//Digital competence aspects for employability. REOP - Revista Española de Orientación & Psicopedagogía, 30(2), 67. https://doi.org/10.5944/reop.vol.30.num.2.2019.25339

Kabakçi, A. (2009). A proposal of framework for professional development of turkish teachers with respect to information and communication technologies. Turkish Online Journal. https://bit.ly/3sUb89h

Kelentri, M., Helland, K., & Arstorp, A.-T. (2017). Professional Digital Competence Framework for Teachers. https://bit.ly/3uKHGTu

Kress, G., Jewitt, C., Ogborn, J., & Tsatsarelis, C. (2014). Multimodal Teaching and Learning: The Rhetorics of the Science Classroom. In Multimodal Teaching and Learning : The Rhetorics of the Science Classroom (Continuum). Bloomsbury Academic. https://doi.org/10.5040/9781472593764

Krumsvik, R. J. (2014). Teacher educators’ digital competence. Scandinavian Journal of Educational Research, 58(3), 269-280. https://doi.org/10.1080/00313831.2012.726273

Lago Martínez, S., Méndez, A., & Gendler, M. (2017). Contribuciones al estudio de procesos de apropiación de tecnologías. In Del Gato Gris. https://bit.ly/47UCP0h

Larraz Rada, V. (2013). La competència digital a la Universitat [Universitat d’Andorra]. https://bit.ly/3LgSgHr

Lázaro-Cantabrana, J. L., & Gisbert-Cervera, M. (2015). Elaboración de una rúbrica para evaluar la competencia digital del docente. UT. Revista de Ciències de l’Educació. https://doi.org/10.17345/ute.2015.1.648

Lázaro-Cantabrana, J. L., Gisbert-Cervera, M., & Silva-Quiroz, J. E. (2018). Una rúbrica para evaluar la competencia digital del profesor universitario en el contexto latinoamericano. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 63. https://doi.org/10.21556/edutec.2018.63.1091

Lázaro-Cantabrana, J. L., Usart, M., & Cervera, M. G. (2019). Assessing teacher digital competence: The construction of an instrument for measuring the knowledge of pre-service teachers. Journal of New Approaches in Educational Research, 8(1), 73-78. https://doi.org/10.7821/naer.2019.1.370

López-Aguado, M., & Gutiérrez-Provecho, L. (2019). Cómo realizar e interpretar un análisis factorial exploratorio utilizando SPSS. REIRE. Revista de Innovació i Recerca en Educació, 12 (2). https://doi.org/10.1344/reire2019.12.227057

Martin, A., & Grudziecki, J. (2006). DigEuLit: Concepts and Tools for Digital Literacy Development. Innovation in Teaching and Learning in Information and Computer Sciences, 5(4), 249-267. https://doi.org/10.11120/ital.2006.05040249

MESR. (2011). Certificat informatique et internet de l’enseignement supérieur. https://bit.ly/49XJdWB

Mills, K. A., & Unsworth, L. (2017). Multimodal Literacy. In Oxford Research Encyclopedia of Education (Número December). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.232

Ministerio de Educación de Chile. (2011). Competencias & estándares TIC para la profesión docente. https://bit.ly/3u0PWz3

Ministerio de Educación Nacional. Colombia. (2013). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. https://bit.ly/3R6eHBn

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, 108(6), 1017-1054. https://doi.org/10.1177/016146810610800610

Nascimbeni, F. (2020). Empowering University Educators for Contemporary Open and Networked Teaching. In Lecture Notes in Educational Technology (pp. 123-134). https://doi.org/10.1007/978-981-15-4276-3_8

National Institute of Education. (2009). A Teacher Education Model for the 21st Century. https://bit.ly/3Sh8a7j

Oxbrow, N. (1998). Information literacy — The final key to an information society. The Electronic Library, 16(6), 359-360. https://doi.org/10.1108/eb045661

Padilla-Hernández, A. L., Gámiz-Sánchez, V. M., & Romero-López, M. A. (2020). Evolución de la competencia digital docente del profesorado universitario: incidentes críticos a partir de relatos de vida. Educar, 56(1), 109-127. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1088

Palau, R., Usart, M., & Ucar Carnicero, M. J. (2019). The digital competence of teachers in music conservatories. A study of self-perception in Spain. Revista Electronica de LEEME, 44, 24-41. https://doi.org/10.7203/LEEME.44.15709

Paz Saavedra, L. E., & Gisbert Cervera, M. (2023). Autopercepción del profesorado universitario sobre la competencia digital docente. Educar, 1-19. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1614

Pérez-Escoda, A., García-Ruiz, R., & Aguaded, I. (2019). Dimensions of digital literacy based on five models of development / Dimensiones de la alfabetización digital a partir de cinco modelos de desarrollo. Cultura & Educación, 31(2), 232-266. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603274

Põldoja, H., Väljataga, T., Laanpere, M., & Tammets, K. (2014). Web-based self- and peer-assessment of teachers’ digital competencies. World Wide Web, 17(2), 255-269. https://doi.org/10.1007/s11280-012-0176-2

Poynton, T. A. (2005). Computer literacy across the lifespan: a review with implications for educators. Computers in Human Behavior, 21(6), 861-872. https://doi.org/10.1016/j.chb.2004.03.004

Pozos Pérez, K. (2009). La competencia digital del profesorado universitario para la sociedad del conocimiento: Un modelo para la integración de la competencia digital en el desarrollo profesional docente. V Congreso de formación para el trabajo. Granada. https://bit.ly/3t0k9h6

Ramos-Galarza, C. A. (2020). Alcances de una investigación. CienciAmérica, 9(3), 1-6. https://doi.org/10.33210/ca.v9i3.336

Rangel Baca, A., & Peñalosa Castro, E. A. (2013). Digital literacy in Higher Education professors: construction and empirical test of an assessment instrument. Pixel-Bit. Revista de Medios & Educación, 43, 9-23. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2013.i43.01

Redecker, C., & Punie, Y. (2017). Digital Competence of Educators DigCompEdu. https://bit.ly/3SYHvOG

Reguant-Álvarez, M., Vilà-Baños, R., & Torrado-Fonseca, M. (2018). La relación entre dos variables según la escala de medición con SPSS. REIRE. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 11(2). https://doi.org/10.1344/reire2018.11.221733

República del Ecuador. (2023). Suplemento al Registro Oficial No. 322. https://bit.ly/3GiMDp9

Rockman, I. F. (2005). ICT literacy. Reference Services Review, 33(2), 141-143. https://doi.org/10.1108/00907320510597345

Rodríguez Espinosa, H. (2016). Desarrollo de habilidades digitales docentes para implementar ambientes virtuales de aprendizaje en la docencia universitaria. Sophia, 12(2), 261-270. https://doi.org/10.18634/sophiaj.12v.2i.561

Romero-Tena, R., Barragán-Sánchez, R., Llorente-Cejudo, C., & Palacios-Rodríguez, A. (2020). The challenge of initial training for early childhood teachers. A cross sectional study of their digital competences. Sustainability (Switzerland), 12(11), 4782. https://doi.org/10.3390/su12114782

Sánchez-Caballé, A., Gisbert-Cervera, M., & Esteve-Mon, F. (2020). The digital competence of university students: a systematic literature review. Aloma: Revista de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l’Esport, 38(1), 63-74. https://doi.org/10.51698/aloma.2020.38.1.63-74

Santos, C. C., Pedro, N. S. G., & Mattar, J. (2021). Assessment of the proficiency level in digital competences of higher education professors in Portugal. Educação (UFSM), 46(1). https://doi.org/10.5902/1984644461414

Sarango Lapo, C. (2021). Competencia digital docente como contribución a estimular procesos de Innovación educativa [Universidad de Salamanca]. https://bit.ly/46En7pf

Schneckenberg, D., & Wildt, J. (2006). Understanding the concept of ecompetence for academic staff. The challenge of ecompetence in academic staff development, 29–35. https://bit.ly/3t7uTKm

Silva, J., Morales, M.-J., Lázaro-Cantabrana, J.-L., Gisbert, M., Miranda, P., Rivoir, A., & Onetto, A. (2019). Digital teaching competence in initial training: Case studies from Chile and Uruguay. Education Policy Analysis Archives, 27(93), 93. https://doi.org/10.14507/epaa.27.3822

Silva Quiroz, J. (2017). Inserción de TIC en pedagogías del área de las humanidades en una universidad chilena. Psicología Conocimiento & Sociedad, 7(2). https://doi.org/10.26864/PCS.v7.n2.6

Silva Quiroz, J., & Miranda Arredondo, P. (2020). Presencia de la competencia digital docente en los programas de formación inicial en universidades públicas chilenas. Revista de Estudios & Experiencias en Educación, 19(41), 149-165. https://doi.org/10.21703/rexe.20201941silva9

Somerville, M. M., Lampert, L. D., Dabbour, K. S., Harlan, S., & Schader, B. (2007). Toward large scale assessment of information and communication technology literacy. Reference Services Review, 35(1), 8-20. https://doi.org/10.1108/00907320710729337

TDA. (2008). Professional Standards for Qualified Teacher Status and Requirements for Initial Teacher Training. https://bit.ly/47YfUkG

Unesco. (2008). Estándares de Competencia en TIC para docentes. https://bit.ly/47Njfmd

Unesco. (2011). Unesco ICT competency framework for teachers. https://bit.ly/47C0OSo

Unesco. (2015). Enseñanza & aprendizaje: Lograr la calidad para todos. https://doi.org/https://doi.org/10.54676/NFKC5496

Unesco. (2018). ICT Competency Framework for Teachers. https://bit.ly/3N76lrW

Usart Rodríguez, M., Lázaro Cantabrana, J. L., & Gisbert Cervera, M. (2020). Validation of a tool for self-evaluating teacher digital competence. Educación XX1, 24(1), 353-373. https://doi.org/10.5944/educxx1.27080

Uvidia Fassler, M. I., Cisneros Barahona, A. S., Méndez Naranjo, P. M., & Villa Yánez, H. M. (2019). Minería de datos para la toma de decisiones en la unidad de nivelación & admisión universitaria ecuatoriana. Cumbres, 4(2), 55-67. https://doi.org/10.48190/cumbres.v4n2a5

Uvidia-Fassler, M., Cisneros-Barahona, A., Ávila-Pesántez, D., & Rodríguez Flores, I. (2018). Moving towards a methodology employing knowledge discovery in databases to assist in decision making regarding academic placement and student admissions for universities. Communications in Computer and Information Science, 798, 215-229. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72727-1_16

Uvidia-Fassler, M., Cisneros-Barahona, A., Samaniego-Erazo, G., Dumancela-Nina, G., & Villacrés-Cevallos, P. (2020). Application of Knowledge Discovery in Data Bases Analysis to Predict the Academic Performance of University Students Based on Their Admissions Test. In Advances in Intelligent Systems and Computing (Vol. 1066). https://doi.org/10.1007/978-3-030-32022-5_45

Uvidia-Fassler, M., Cisneros-Barahona, A., & Viñan-Carrera, J. (2017). Minería de Datos de la Evaluación Integral del Desempeño Académico de la Unidad de Nivelación. Descubre, 44-54. https://doi.org/10.36779/mktdescubre.v09.127

Vallejo, A. P., & Aguayo, B. B. (2021). Digital Competences in European University Teaching Staff: Teaching and Guidance. In Advances in Intelligent Systems and Computing: Vol. 1367 AISC (pp. 3-11). https://doi.org/10.1007/978-3-030-72660-7_1

Verdú-Pina, M., Lázaro-Cantabrana, J. L., Grimalt-Álvaro, C., & Usart, M. (2023). El concepto de competencia digital docente: revisión de la literatura. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 25, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2023.25.e11.4586

Verdú-Pina, M., Usart, M., & Grimalt-Álvaro, C. (2022). Report on the process for evaluating and certifying Teacher Digital Competence An international perspective. https://bit.ly/3T0Uj7d

Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R., Kwame, A., & Cheung, C.-K. (2011). Media and Information Literacy. Curriculum for Teachers. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://bit.ly/3GlYItZ

Wu, C. M. (2014). Applied technology with electronic materials and information in autonomous learning of learners. In Advanced Materials Research (Vol. 951). https://doi.org/10.4028/www.scientific.net/AMR.951.177

Zhao, Y., Llorente, A. M. P., & Gómez, M. C. Sá. (2019). An empirical study of students and teaching staff’s digital competence in Western China: Based on a case study of gansu agricultural university. ACM International Conference Proceeding Series, 1012-1019. https://doi.org/10.1145/3362789.3362924

Zhao, Y., Pinto Llorente, A. M., Sánchez Gómez, M. C., & Zhao, L. (2021). The Impact of Gender and Years of Teaching Experience on College Teachers’ Digital Competence: An Empirical Study on Teachers in Gansu Agricultural University. Sustainability, 13(8), 4163. https://doi.org/10.3390/su13084163

Publicado

2024-03-30

Como Citar

Cisneros-Barahona, A. S., Marqués-Molías, L., Samaniego-Erazo, G. N., & Mejía-Granizo, C. M. (2024). Evaluación de la competencia digital docente. Un análisis que integra las perspectivas descriptiva, inferencial y multivariada. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(2), 185–221. https://doi.org/10.5944/ried.27.2.39122